segunda-feira, 16 de agosto de 2010
FIM DAS "POSTAGENS"
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Plantel SAB Sub-10 para 2010/11
Cada vez mais no futebol os pormenores são importantes para se atingir o sucesso. À medida que adquirimos novos conhecimentos, vamos formando as nossas ideias, por vezes nem sempre são aceites de bom grado. Na formação de um plantel no inicio de época muitos são os factores que devemos ter em atenção.
Enquanto treinador devo aprofundar os conhecimentos nas diversas áreas todas elas importantes para a formação das crianças. No escalão Sub-10 é impossível pensar o Jogador separando-o dos Pais, da escola e de toda a envolvência social.
Conhecer o atleta, o seu lado pessoal, o seu perfil psicológico, a sua forma de estar em grupo, os seus objectivos individuais, de modo a que possamos ter um conhecimento do seu perfil para podermos sentir que esse atleta será bem aceite no grupo e que a sua integração decorrerá de forma normal.
Num grupo de trabalho com 14/15 elementos, cada um terá a sua forma de ser, o seu carácter, mas terá sempre que existir competências em comum ao grupo, com objectivos colectivos!
Dando um exemplo, sabemos que existirá titulares, suplentes e jogadores que ficarão de fora. É importante saber se esse atleta e a sua envolvência familiar aceitará essas três decisões em prol do grupo, sabemos que existe muitos que quando não jogam criam problemas, á partida esse é um foco que poderá destabilizar a coesão do grupo. Outro aspecto importante é saber se equipa está estruturada e equilibrada com dois elementos para cada posição. Não faz sentido ter 6 avançados e utilizar só 2 ou 3 durante grande parte da época, quando poderiam jogar na segunda equipa do mesmo escalão no clube.
Assim existe uma pré-selecção de 11 Atletas dos 28 inscritos, a lista foi entregue ao director de escalão e ao nosso presidente Paulo Neto. Será divulgada na segunda quinzena de Agosto.
Esta lista foi criada mediante critérios de escolha e é inteiramente da minha responsabilidade, formando assim uma estrutura coesa de continuidade do que foi feito o ano passado. Será composta por atletas que desportivamente e pessoalmente se identificam com este projecto. Estes 11 Jogadores logo no primeiro dia (4 Set.) deverão treinar num grupo à parte dos restantes, iniciando assim a planificação da fase preparatória da época.
Se houver algum Atleta dos restantes (já do clube ou que sejam novos) que preencha o perfil traçado para uma das 4 vagas em aberto, então será solicitado a sua integração com os já 11 Atletas da equipa.
Carlos Milheiro